A doença da juventude

Atualmente, vivemos em uma sociedade onde as oportunidades são reservadas para uma exclusiva porção de pessoas e que a hipocrisia faz dessa parcela "sortuda", grandes críticos e apontadores do mau do mundo.
Como uma frequência assustadora, vemos os números crescentes em relação a quantidade de deliquentes juvênis e seus crimes nada jovens.

A partir desses números, são apresentadas diversas expeculações em relação aos motivos que levam esses adolescentes a seguir esse rumo. Eu como platéia atuante dessa sociedade cheia de buracos sociais, acredito que muito mais do que a semelhança das condições socioeconômicas [lê-se pobreza] apresentadas pelos jovens, grande parte da culpa vem primeiramente da família. Para começar, muitas responsabilidades são impostas a esses jovens finaceiramente. Isso traduz a quantidade de assaltos e furtos executados pelos mesmos com idades entre 14 e 24 anos. Outro fator importante, é o distanciamento dos pais que mal sabem quem são os amigos de seus filhos e o que eles fazem em seu tempo livre.
Diante a isso, tambem culpo as escolas públicas que com seus metódos educacionais distorcidos e mal elaborados à realidade desses jovens, não conseguem retê-los estudando. O que gera algo que chamamos de desvio de caráter.

Parece-me então que as ideias clichês de começar a mudar o mundo a partir da educação e acompanhamento infantil, ainda podem apresentar resultados bastante eficazes. Porque de nada adianta criticar. Julgar é o erro, agir é a solução!

Pauta para o Blorkutando