Colar de pérolas da vida

"A confiança é um ato de fé,
e esta dispensa raciocínio."
[Carlos Drummond de Andrade]

Confiança é cristal que ao se quebrar não cola jamais. É um colar de pérola que exitamos em não partir, pois quando partido é difícil recuperar todas as peças novamente. E ela é necessária, pois não há amor que sobreviva à insegurança, amizade que se faça sem segredos e familia que resista a falta de intimidade.

E é esse necessitar que faz dela alvo fácil de decepção. Pois não há sentimento mais doloroso do que entregar a vida, muitas vezes a alma, a alguem que trai, machuca e da a ideia de não ter se importado.

É lógico que o autor do erro [traidor da confiança], o fez por achar que era o certo. E essa é uma doença humana, agir sem pensar no outro. Porém proponho que aqueles que tiveram seus corações quebrados e seu orgulho despedaçado, que perdoe. Pois grande é aquele que ao invés de tentar colar as peças do cristal ou refazer o colar com as peças do chão, compra tudo novo. Refaz o estoque e dá aquele errante a oportunidade de convencê-lo que nem tudo está perdido e que a mudança é a solução.

Pauta para o Postit.